Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ARIQUEMES RONDÔNIA - COMERCIANTE DONO DE HOTEL, LANCHONETE JOÃO LOPES DE ANDRADE FUNDADOR DE ARIQUEMES

No dia 15 de abril de 1970, o Ministério das Minas e Energia, por meio da portaria nº, proibiu a lavra manual de garimpagem da cassiterita sob argumento de ser predatória, determinando que a exploração das jazidas minerais fossem mecanizadas através de empresas. A partir daí, Ariquemes passou a ser apenas ponto de parada ao longo da BR 364.

Em 1972, Começaram os estudos realizados pelo INCRA nas áreas desapropriadas, que resultaram nos projetos de assentamento "Burareiro" e "Marechal Dutra". A partir de 1975, esses projetos entram em fase de implantação. O crescimento populacional é sentido e envolve a ação conjunta do INCRA, Governo do Território e Prefeitura Municipal de Porto Velho na criação de um planejamento urbano, com vista, a ocupação racional e planejada da área.

Nesta época chega a Ariquemes Rondônia o Senhor João Lopes de Andrade e sua esposa Aventina Eugênia de Andrade acompanhados de seus filhos e filhas. João Lopes de Andrade, Piauiense saiu de Mato Grosso para apostar a sorte em Rondônia. Constriiu as margens da rodovia e próximo ao rio Jamari um Hotel que serviria de rodoviária, correio, restaurante e posto de combustivel. Com isto o senhor João Piaui como era conhecido prosperou naquela região.
Uns dos fundadores da Igreja Presbiteriana do Brasil em Ariquemes Rondônia, ele temente ao Deus vivo criou seus 9 filhos no evangélho.
Atualmente João Lopes de Andrade, vive em Ariquemes com sua filha Nercina (nicinha) e seu neto André.
Antônio Carlos Cabral Carpinteiro, prefeito de Porto Velho, determinou a transferência da sede do Distrito, localizada as margens do rio Jamari, onde atualmente se localiza o bairro Marechal Rondon, para outra localidade próxima a BR 364, onde foi instalada a cidade planejada dividida em setores: Institucional, Industrial, Comercial e Residencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário